12 cidades paraibanas participam da 21ª Semana Nacional de Museus

Programação acontece entre os dia 15 e 21 de maio, em todo Brasil

Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa – Foto: André Lucio/SECOM

Para celebrar e promover a cultura museal, de 15 a 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, promove e realiza em todo o Brasil a 21ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Este tema faz parte de uma agenda dedicada à sustentabilidade, apoiada em três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Esse conceito, baseado na resolução do Conselho Internacional de Museus ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implantação da Agenda 2030, Transformando nosso mundo” (Kyoto, 2019) propõe que todos os museus tenham um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e possam fazer isso por meio de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa.

Na Paraíba, 12 cidades estão na programação: Alcantil, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Campina Grande, Cuité, João Pessoa, Nazarezinho, Poço de José Moura, Prata, Santa Luzia, Sapé e Serra da Raiz. O programa inclui visitas a museus, debates, exibição de filmes, vivências, feira, oficina de artesanato, práticas criativas, rodas de diálogos, conferências, ações educativas e shows musicais. Se a sua cidade está nesse circuito não perca a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, fortalecer e apoiar a cultura local participando das atividades. A programação completa está na página: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/21a-semana-nacional-de-museus

Museu de Esculturas Jurandir Maciel – Foto: Ajmcbarreto/WikimediaCommons

Em João Pessoa, participam da 21ª Semana de Museus as seguintes instituições: Coordenação de Extensão Cultural(COEX/PROEX/UFPB), Memorial Abelardo da Hora, Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, Museu Casa de Cultura Hermano José, Museu Casa de José Américo, Museu da Biodiversidade, Museu de Esculturas Jurandir Maciel, Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Museu José Lins do Rêgo, Museu Olho Vivo do Tempo, Pinacoteca da UFPB e a Rede de Pesquisa e (In)formação em Museologia, Memória e Patrimônio.

Fabio Medeiros

Jornalista. Escreveu para o Cidade Paraíba entre junho de 2022 e setembro de 2023.

Related Posts

Faça um comentário