Sexta edição homenageia o matriarcado africano
Neste sábado (20), acontece no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PB), no Centro Histórico, a 6ª edição do Mercado Preto – Oja Dudù que homenageia o matriarcado africano: as mães pretas, as iyas.
Nesta edição acontece a Feira de Economia Cooperativa, com a participação de mercadores e mercadoras; a realização da Oficina “Eu agora vou dançar para todas as moças”, com Adelyah Gomes; ativação no espaço Erê, Conhecendo o Matriarcado Africano, por Ju Martins @terapretaholistica.
As atrações culturais ficam por conta de MC Pretinha, primeira mulher na cena do Hip Hop Paraibano; DJ Lanefront dj, figurinista, gestora e produtora cultural; e Karutê Yakatara, multiartista que vai apresentar uma performance centrada na força da mulher preta e indígena. O Mercado Preto acontece das 13h às 19h e a entrada é gratuita.
O objetivo do Mercado Preto é promover o afroempreendedorismo, possibilitando à comunidade negra o protagonismo na geração de emprego, autonomia financeira e sentido de pertencimento. No Brasil, estima-se que o afroempreendedorismo movimente aproximadamente R$1,7 trilhão de reais por ano.
Oficina: Eu agora vou dançar para todas as moças
O objetivo da oficina é comunicar através dos corpos o poder feminino da dança das Iabás, aliado às inúmeras possibilidades de manifestação de poder através da dança das Pombogiras. A oficina é aberta para mulheres e homens, pois entendemos a dança como uma linguagem que rompe barreiras, aproxima pessoas e movimenta nossa energia vital e ancestral.
Facilitadora: Adelyah Gomes @negadelia
Mestra da Cultura Popular em Dança; Matrigestora do AfroAfeto – Projeto de Autocuidado; Terapeuta Corporal em Tecnologias Africanas
Inscrições via Direct @mercadopretopb
Valor: 10,00
Arte @ligia_emanuele @azulao_ilustracoes