Por Fabio Medeiros | Cidade Paraíba
–
Em cartaz no Cine Bangüê desde o início de Junho, o filme Desvio é um longa-metragem paraibano que traz na trilha sonora a história de uma geração.
Quando a Vitrine Filmes lançou o teaser de Desvio para a Sessão Vitrine de 2021, quem conhecia a banda Nardonis ficou impactado ao escutar a música Caos na trilha sonora do filme. No teaser que parece um visualizer, uma sequência de cenas cresce junto com a música até o volume máximo fazendo explodir em nós a adrenalina de uma roda de pogo numa noite suja. Caos é um prenúncio de tudo o que estamos vivendo e sentido dentro e fora de nós aqui em 2022.
Como na realidade, no filme somos convidados a reviver lugares como Mofado Bar, Hera Bárbara ou Pogo Pub em um show com as bandas Vênus in Fuzz, Margaridas em Fúria, Carrapato’s, Carcaça, como tantos que aconteceram nas noites sujas do Centro Histórico.
A estória dos protagonistas Pedro, Pâmela e seus amigos, é a estória de uma geração que viu nascer e morrer esses lugares onde podiam celebrar a vida, rebelar-se contra o sistema, e libertar-se das normas sociais.
Mas Desvio tem o núcleo duro da estória. Famílias terrivelmente carismáticas, preocupadas com o futuro dos filhos “sem futuro”. Famílias que vivem nas Vitrines da canção furiosa da banda Vênus in Fuzz.
A Carrapato’s é uma banda dessa geração que já nasceu com os dois pés na militância pelos direitos animais e pelo veganismo. Um cena icônica do filme é protagonizada pelo vocalista Viveira Victor panfletando contra as vaquejadas numa cidade do interior do Nordeste onde vaquejada é esporte.
A noite suja do filme chega ao seu ápice com a fúria das Margaridas entoando o seu hino Resistir, fazendo a roda de pogo explodir na telona diante dos nossos olhos.
Assim como no teaser, no filme a música Caos é um importante e surpreendente elemento no desfecho da estória de vida de Pedro, Pâmela e seus amigos. Mas você precisa ir lá no Cine Bangüê e assistir Desvio para sentir na pele cada acorde dessa geração.
Desvio foi dirigido por Arthur Lins e produzido pela Carambola Filmes levando o prêmio de melhor filme em sua estreia no FestAruanda de 2019.
Ouça aqui a playlist de Desvio no Spotify
Serviço:
O Cine Bangüê fica no Espaço Cultural José Lins do Rego – Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – em João Pessoa, Paraíba.
A capacidade máxima do Cine Bangüê é 120 lugares, sendo 114 lugares padrões, 2 cadeiras de obesos e gestantes e 4 espaços para cadeirantes.
Ingressos: R$ 10,00 (dez reais) inteira e R$ 5,00 (cinco reais) meia-entrada.
Confira as datas:
23/06 – quinta-feira – 20:30
26/06 – domingo – 18:00
29/06 – quarta-feira – 18:30