Escurinho entregou, desde já, um dos melhores shows de 2023

Nem mesmo a falta de ventos impediu que a Caravela Cultural, nova casa noturna do Centro Histórico, zarpasse rumo ao país da cultura popular sob o comando do timoneiro Escurinho e a sua banda na noite de sábado de aleluia. 

Em mais de duas horas de show Escurinho passeou pela sua discografia completa, disponivel no Spotify, incluindo músicas do seu mais recente trabalho, O bom é tomar cuidado, EP lançado em 2023, que traz uma versão reggae para a icônica canção Usura.

Quem o acompanha, desde Labacé, seu disco de estreia de 1995, assistiu a um artista no auge da sua maturidade criativa e dono de uma performance sem par na música brasileira mas, também, sem o devido reconhecimento das mídias hegemônicas e, até mesmo, da mídia independente. A trajetória do artista já foi tema de uma dissertação que analisa a sua obra sob a perspectiva etnomusicológica o que lhe confere o título de mestre na sua arte. Isso, sem falar do seu protagonismo na luta antirracista, na política partidária e nos movimentos sociais. O ponto alto dos seus shows são as rodas de ciranda que convocam o público a dar as mãos e celebrar o sentido coletivo da vida fazendo do seu show um ato político.

Apoiado por uma banda competentíssima, Escurinho entregou, desde já, um dos melhores shows de 2023. A sonoridade rock´n roll dos primeiros álbuns deu lugar a uma textura mais pop a essa nova fase com a inclusão do sintetizador e do naipe de metais sem perder, é claro, a potência que sempre caracterizou o seu trabalho. 

Em tempo, esse céu abafado pela sanha fascista será varrido pelo Vento Nordeste que continuará soprando suas rajadas de liberdade fortalecendo nossas expressões culturais mais genuínas.

Fabio Medeiros

Jornalista. Escreveu para o Cidade Paraíba entre junho de 2022 e setembro de 2023.

Related Posts

3 Comments

  1. Presenciar uma performance do Escurinho Jonas Neto, é um mix de cultura paraibana raiz, alvoroço, boa música nordestina e não ficar parado. Para quem não foi ainda, certifique se sua sandálias aguentará o rojão.

  2. Escurinho é resistência, raiz cultural paraibana. Salve salve praia da Penha, salve os caboclos da floresta, da ciranda e da roda de coco.

  3. Escurinho é grande! Salve salve, Mestre Escurinho! Adorei a matéria, parabéns Fábio Medeiros por palavras poéticas, sinceras e profundas, merecidas ao nosso Mestre Escurinho.

Faça um comentário