Filme é uma co-produção entre a paraibana Carambola Filmes e a potiguar Ponta Negra Filmes
O filme ‘O Alecrim e o Sonho’ do diretor potiguar Valério Fonseca está entre os 28 filmes nacionais que disputam uma vaga para representar o cinema brasileiro na categoria Filme Internacional no Oscar 2024. O anúncio foi feito pela Academia do Cinema Brasileiro e Artes Audiovisuais que vai divulgar o nome do escolhido no próximo dia 12 de setembro. Conheça a lista dos filmes habilitados que concorrem a vaga.
O longa-metragem ‘O Alecrim e o Sonho’foi realizado em Natal (RN) por uma equipe e um elenco de profissionais nordestinos e produzido pela Ponta Negra Filmes, de Natal (RN) em parceria com a produtora paraibana Carambola Filmes.
A estreia mundial aconteceu no dia 27 de novembro de 2022, no mais antigo festival de cinema da Ásia, o International Film Festival of India, reconhecido pelo FIAPF (Federação Internacional das Associações de Produtores de Filmes), como um dos 26 festivais mais importantes do mundo. Em dezembro, o filme participou da mostra competitiva do Molodist Kyiv International Film Festival, em Kiev, na Ucrânia, onde recebeu uma Menção Especial. Criado em 1970, o Molodist KYFF é o maior festival de cinema da Ucrânia e um dos maiores do leste europeu.
O Alecrim e o sonho uniu dois grandes artistas e defensores do teatro brasileiro: Valdinéia Soriano e Fernando Teixeira (‘Aquarius’ e ‘Baixio das bestas’), que vivem os personagens Maria Cecília e Vicente, dois nordestinos que se unem para lutar por justiça e que jamais desistem. Vicente é um viúvo aposentado, morador do bairro do Alecrim em Natal que ameniza a realidade e enfrenta os preconceitos e o ódio de algumas pessoas por meio de sonhos lúcidos.
Em 2023, o filme já foi exibido em Campina Grande (PB), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Diadema (SP) e, em setembro, entra em cartaz na programação do Cine Banguê, em João Pessoa. Confira aqui as datas das exibições.