Rua de Mão Única, literatura sem fronteiras

Por Eduardo Augusto

Nova coluna será dedicada à resenha, à crítica e à divulgação das obras literárias de todos os espectros e de todas as regiões do Brasil e do mundo

📸Edson Mattos

É com muita felicidade que a partir de hoje, farei parte do quadro dos colunistas do site CidadeParaíba.com.br. Contribuir com a crítica responsável e com a divulgação dos mais novos lançamentos do mundo literário, para que possamos trazer à luz um debate sobre a nova literatura.

A coluna se dedicará à resenha, à crítica e à divulgação das obras literárias de todos os espectros e de todas as regiões do Brasil e do mundo. 

A crítica, hoje, vem sofrendo diversos ataques e se distanciando do público. Não podemos permitir que o debate sério, sobre a produção literária, dê lugar aos interesses particulares de alguns autores e editoras e, muito menos, aos interesses do mercado em detrimento a uma literatura de qualidade.

No cenário da literatura contemporânea brasileira, vivemos um grande momento. Com autores oriundos de diversas partes do Brasil e fugindo do monopólio das grandes editoras, vemos surgir uma safra que não deve a nenhuma outra geração e nem a nenhuma outra nacionalidade.

Com o surgimento de diversas editoras independentes e de menor porte, tivemos acesso a publicações que são verdadeiros tesouros. Editoras como 7Letras, Bestiário, Patuá, Lote 42 entre outras que constroem um cenário prolífico e de renovação em nossa literatura.

Thiago Germano, Deborah Ferraz, Lucas Lazzaretti são alguns dos nomes que trazem esse respiro para a literatura brasileira. As novas editoras também trazem autores já consagrados para o novo público, como é o caso do paraibano Bráulio Tavares, que tem suas obras reeditadas pela Editora Bandeirola. 

Trarei, para nossos leitores, um apanhado geral dessa produção para que possamos dialogar com o público leitor, ouvir opiniões e sugestões, assim o debate ganhe conteúdo. 

Torço que essa coluna sirva, não apenas como dica de leitura, mas, como orientação e contribua para instigar o bom debate, fazendo do ato de ler um prazer e que possamos construir uma sociedade mais leitora.

Agradeço o convite dos editores do CidadeParaíba.com.br, para contribuir com esse veículo de cultura e informação. 

📸Edson Mattos

Eduardo Augusto

Eduardo Augusto é graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é pesquisador da obra do artista visual José Rufino. Livreiro velho que tem seu império de poeiras magicas cumuladas em seus livros e discos.

Related Posts

Faça um comentário